terça-feira, 11 de agosto de 2009

Coisas importantes e significativas

Ativ2_fabianoborges_unid2


Os hipertextos constituem "ferramentas computacionais de alto nível" através das quais o utilizador pode explorar o conhecimento de forma interativa. O hipertexto revela-se mesmo como um conceito revolucionário de organização e acesso à informação por parte dos utilizadores.
O trabalho com hipertextos além de enriquecer de forma atrativa o processo de leitura e escrita aprimora a produção textual, pois o envolvimento e interatividade proporcionados pela navegação a partir dos links dispostos no hipertexto nos torna co-autores do que lemos. Também é muito instigante, nos leva a querer saber mais e mais. E para que isso aconteça é necessário que o internauta leia, e essa leitura é que vai levando a uma descoberta, que gera outra descoberta. É mágico e apaixonante.
A escolha por trabalhar com hipertexto na educação vai ao encontro das teorias pedagógicas que defendem a autonomia, a interação e construção de conhecimentos. Nossa memória compreende melhor aquilo que está organizado em esquemas e com representações espaciais. O hipertexto é uma representação espacial permitindo acesso por meio de redes, essa representação, propicia a interatividade e pode favorecer a compreensão melhor do que se conhece.
O hipertexto provê ainda outras vantagens educacionais. Uma delas é o acesso imediato, e praticamente ilimitado a enormes volumes de informação. O estudante vai direto ao assunto que lhe interessa. Com o hipertexto, o estudante tem a liberdade de estruturar o documento da forma que mais lhe convém, melhorando e acelerando sua compreensão do tema em estudo. O hipertexto, como dispositivo didático, provê um ambiente propício à exploração, em que o aluno desenvolve seu próprio estilo cognitivo.

0 comentários: